CURRICULUM

Os aspectos mais relevantes do Curriculum Vitae foram separados em diversos itens. Para aceder a cada um deles utilizar, por favor, os separadores que integram esta página do Menu.

Para uma síntese do Currículo apresentamos o seguinte resumo:

Luís Alberto Casimiro é licenciado em Artes Plásticas – Pintura (1986­-1991) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (Portugal) e Doutorado em História da Arte (1997­-2005) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Antes da licenciatura em Belas-Artes frequentou o Curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1979-­1985).

Em março de 2005 defendeu a Tese de Doutoramento em provas públicas tendo sido aprovado por unanimidade, a classificação máxima que é atribuída.

A Tese, composta por dois volumes, possui 2144 páginas e tem como título: «A Anunciação do Senhor na Pintura Quinhentista Portuguesa (1500-­1550). Análise Geométrica, Iconográfica e Significado Iconológico». Um dos aspetos inovadores da Tese consiste na relação entre Arte e Ciência, possibilitada pela formação anterior nos domínios das Artes Plásticas e das Ciências Exactas, o que permitiu a análise das obras de arte com critérios científicos no âmbito da Geometria e da Matemática.

Em 2010 a Tese de Doutoramento foi galardoada pelo Vaticano, com o prémio anual das «Pontificie Accademie in Mariologia», concedido pelo «Pontíficio Consiglio della Cultura», e que constitui o maior galardão atribuído pelo Vaticano no campo da cultura, sendo conferido pela primeira vez a um investigador leigo e a um português.

A Tese foi revalidada em 2015 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – São Paulo, Brasil) tendo, assim, obtido o reconhecimento e a equiparação das Universidades Brasileiras ao grau de Doutor em História da Arte.

Em 2007-­2008 realizou o Pós-­Doutoramento intitulado “A Análise Iconográfica, Iconológica e Geométrica dos principais temas da pintura portuguesa”, tendo sido financiado por uma bolsa da FCT.

Foi professor do curso de História da Arte na FLUP (2008-­2013) onde lecionou 20 disciplinas diferentes para um total de 48 turmas distribuídas pela Licenciatura, Mestrado e Doutoramento: Metodologia para a História da Arte, História Urbana­-I e II, História da Arquitectura da Época Moderna, Iconografia, Iconografia-­I e II, Iconografia Profana, Iconografia Religiosa, História da Arte e Cultura da Época Moderna, História da Azulejaria, História da Arquitectura Moderna no Mundo Português, Seminário de Projecto-­I e II, Seminário de Investigação-­I e II, Seminário de Dissertação­-I e II, História da Pintura em Portugal-­I e II.

Ainda na FLUP, orientou projetos de pesquisa de pós-graduação (doutoramento e mestrado) e participou em dezenas de júris de Mestrado e Doutoramento.

Coordenou projectos científicos em dois Museus de Braga: Museu Pio XII e Tesouro­Museu da Sé de Braga, nos quais fez a inventariação e realizou estudos de caráter iconográfico, artístico e geométrico. Participou em dezenas de congressos e encontros de natureza científica, integrou diversas Comissões Científicas e actua como revisor científico de periódicos. 

É autor e coautor de livros, capítulos de livros, artigos em revistas, atas de congressos e foi colaborador no dicionário de Artistas e Artífices, editado pelo CEPESE ­ Unidade de I&D da Universidade do Porto a que pertenceu (2005-2013). É investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», Unidade de I&D sediada na FLUP, onde integra o grupo de investigação “Memória, Património e Construção de Identidades”.

Desde 2013 que faz pesquisa independente no campo da Iconografia, em particular no que se refere à aplicação conjunta do Método Iconográfico com o Método Geométrico, conjugando assim, Arte e Geometria. Faz também pesquisas no campo da História da Arte e das Teorias da Imagem, tendo realizado sobre todas estas temáticas diversos cursos e conferências em Portugal e no Brasil, bem como algumas publicações.