ESTUDOS DE ICONOGRAFIA

Os serviços prestados no âmbito dos Estudos de Iconografia dizem respeito, essencialmente, ao estudo de obras de arte de qualquer temática, tendo em vista a análise e a interpretação de cada obra, de modo a compreender a mensagem que o artista pretendeu transmitir. Este estudo permitirá, ainda, justificar a sua existência devidamente enquadrada na época e no contexto onde foi criada, incluindo, sempre que for possível, o conhecimento do seu autor.

Deste modo, o estudo incluirá tanto a Análise Iconográfica, como a Síntese Iconológica, de acordo com o Método Iconográfico apresentado por Erwin Panofsky. Assim se procura compreender quer o significado de cada elemento ou símbolo presente, quer o sentido global e mais profundo da obra em si, esteja ela isolada ou incluída num determinado programa iconográfico.

Esta metodologia de trabalho ficará completa com a aplicação inovadora do Método Geométrico, se tal for desejado e somente no caso de a obra reunir as condições necessárias para poder ser aplicado. Com o recurso a este método, que constitui uma actuação praticamente inédita, se procurará descobrir qual o «esquema geométrico de composição» que o artista terá utilizado na génese estrutural da obra e assim melhor compreender as suas opções e a respectiva repercussão na mensagem iconográfica da obra.

As conclusões desta análise serão apresentadas num texto que incorporará a Bibliografia utilizada, incluindo as fontes e os estudos utilizados na pesquisa.

A realização deste trabalho de investigação, pautado pelo rigor e exigência científica, poderá interessar a estudantes que necessitem de aprofundar conhecimentos ou realizar trabalhos académicos sobre obras de arte, como também a entidades públicas ou particulares, como Museus, Galerias, Antiquários, etc. que desejem fazer o estudo aprofundado de determinadas peças com vista a publicações de catálogos ou outros fins.